Tendências Pedagógicas Progressistas: Libertadora e Libertária – Libâneo e Saviani

Neste artigo eu mastigo para você os conceitos chaves das Tendências Pedagógicas Libertadora e Libertária, além de trazer os aspectos históricos relevantes a respeito dessas tendências pedagógicas aqui no Brasil.

Índice

Série de aulas completa: Teorias e Tendências Pedagógicas para Concursos

Série de Aulas Gratuitas: Teorias e Tendências Pedagógicas para Concursos. Essa semana foi ao ar a aula 05 da Série Teorias e Tendências Pedagógicas lá no meu canal no YouTube. Nesta aula eu falei sobre as Tendências Pedagógicas Libertadora e Libertária. Confira:

Tendências Pedagógicas Progressistas

As tendências pedagógicas progressistas são aquelas que partem de uma análise crítica das realidades sociais, problematizando as finalidades sociopolíticas da educação.

Por este caráter dialógico, a pedagogia progressista não pode se institucionalizar dentro de uma sociedade capitalista, mas se configura como instrumento de luta de professores ao lado de outras práticas sociais.

Para Libâneo (2014), a tendência pedagógica progressista se manifesta em três tendênciasa libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos.

Quanto aos aspectos históricos, Saviani (2013) vai dizer que vários fatores contribuíram para a emergência de Pedagogias Contra Hegemônicas na década de 1980.

Foram elas: “processo de abertura democrática; a ascensão às prefeituras e aos governos estaduais de candidatos pertencentes a partidos de oposição ao governo militar; a campanha reivindicando eleições diretas para presidente da República; a transição para um governo civil em nível federal; a organização e mobilização dos educadores; as conferências brasileiras de educação; a produção científica crítica desenvolvida nos programas de pós-graduação em educação; o incremento da circulação de ideias pedagógicas propiciado ela criação de novos veículos” (p. 413).

Dermeval Saviani considera ser possível agrupar as propostas pedagógicas contra-hegemônicas em duas modalidades: a primeira centrada no saber do povo e na autonomia das organizações, propondo uma educação autônoma e, até certo ponto, à margem da estrutura escolar, devido a ênfase na educação não formal, mas quando dirigida às escolas formais buscava-se a transformação destes espaços em espaços de expressão de ideias populares e de exercício da autonomia popular (pedagogia libertadora e libertária); a segunda centrada na educação escolar, valorizando o acesso das camadas populares ao conhecimento sistematizado (pedagogia histórico-crítica).

Nesse sentido, as pedagogias progressistas ou contra hegemônicas trazem a ideia de progresso ao propor uma visão crítica da sociedade e da realidade do educando, promovendo condições de modificar o meio onde ele vive.

principal objetivo é a transformação do sujeito, não mais sua adaptação, para que ele possa transformar a sociedade.

Em breve: Lançamento da 2ª edição do nosso livro digital “Teorias e Tendências Pedagógicas para concursos”.

Pedagogia Libertadora

É a Pedagogia Freireana, pois teve Paulo Freire como seu principal autor.

Veja suas principais características:

• Problematização da realidade visando a transformação dos sujeitos;
• Relação professor-aluno é horizontal, ambos são sujeitos no ato educativo;
• Relação dialógica, valorização do autêntico diálogo: “aquela em que sujeitos do ato de conhecer se encontram mediatizados pelo objeto a ser conhecido”;
• Antiautoritária, elimina qualquer pressuposto de relação de autoridade;
• Recusa conteúdos tradicionais, parte de temas geradores com relação a realidade/experiência vivida;
• Ato educativo enquanto ato político;
• Forma de trabalho a partir de grupos de discussão;
• O professor é um animador, caminhando junto no processo de problematização, mas intervêm o mínimo indispensável;
• O aluno é um sujeito ativo;
• Codificação-decodificação (descodificação) até chegar a um nível mais crítico da realidade;
• Dispensa programa previamente estruturado, trabalhos escritos, aulas expositivas e qualquer tipo de verificação direta da aprendizagem (provas);
• Autoavaliação;
• O que é aprendido pelo aluno decorre do nível crítico do conhecimento que ele chegou através do processo de compreensão, reflexão e crítica, não pela memorização ou imposição de um conteúdo programático;
• Clima de abertura, tolerância e respeito na sala de aula;
• A função da escola é levar à transformação da realidade, por meio do questionamento das relações dos indivíduos entre si e com a natureza.

Pedagogia Libertária

É a Pedagogia de Freinet, pois teve Celestin Freinet como seu principal autor.

Veja suas principais características:

• Toda organização se baseia na autogestão;
• Vivência grupal;
•Antiautoritária, porque não aceita outra forma de poder;
• Professor e aluno são desiguais e diferentes;
• O professor é um orientador e um catalisador; 
• Os alunos são livres;
• Favorece o desenvolvimento de pessoas mais livres;
• O conhecimento deve servir aos interesses e a vida prática do aluno;
• Ausência de avaliações da aprendizagem;
• Os conteúdos sistematizados são dispensáveis;
• Valoriza a experiência do aluno;
• A estratégia pedagógica deve ser não diretiva;
• Aprendizagem informal;
• A motivação está no crescimento dentro da vivência grupal, pois supõe-se que o grupo devolva aos seus membros a satisfação de suas aspirações e necessidades.

Semelhanças e diferenças entre as pedagogias

Fonte: Pedagogia Descomplicada.

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Sara Filpo

A Professora Sara Filpo não é apenas uma especialista em concursos da educação; ela é uma apaixonada pela transformação que a educação e a aprovação podem gerar na vida das pessoas. Com anos de experiência dedicados a desmistificar os editais e a traduzir o "pedagoguês" complexo em conhecimento prático e aplicável, Sara já ajudou centenas de professoras e pedagogas como você a alcançarem seus sonhos.

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Sara Filpo

A Professora Sara Filpo não é apenas uma especialista em concursos da educação; ela é uma apaixonada pela transformação que a educação e a aprovação podem gerar na vida das pessoas. Com anos de experiência dedicados a desmistificar os editais e a traduzir o "pedagoguês" complexo em conhecimento prático e aplicável, Sara já ajudou centenas de professoras e pedagogas como você a alcançarem seus sonhos.

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